A combinação de pista escorregadia e veículos sem a manutenção adequada são a receita para acidentes. Dois exemplos deles são a derrapagem e a aquaplanagem. Em determinadas condições climáticas e das vias, estes problemas são inevitáveis, mas acidentes podem ser evitados se o condutor tomar algumas medidas. Para entender melhor sobre o que são derrapagem e aquaplanagem, como elas acontecem e como retomar o controle do veículo nestas situações, acompanhe a leitura deste artigo.

Cuidar da manutenção do veículo é o primeiro passo para a prevenção de acidentes

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, quase 5% dos acidentes de trânsito ocorrem devido a pistas escorregadias. Apesar de as condições climáticas não poderem ser controladas, algumas atitudes do condutor podem prevenir acidentes.

Uma delas diz respeito à manutenção do veículo. Pneus carecas aumentam em grande parte as chances de o veículo derrapar ou aquaplanar, já que são os sulcos dos pneus que garantem a aderência do veículo ao solo.

Justamente pelos riscos que a falta de manutenção acarretam à segurança no trânsito, circular com veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança nas vias, é infração de trânsito. Conforme artigo 230, XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tal conduta trata-se de infração de natureza grave, passível de multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

Além dos pneus, preservar a manutenção das rodas, alinhamento e balanceamento é também fundamental para prevenir acidentes causados por derrapagem e aquaplanagem.

O que é aquaplanagem

Durante período de chuvas, é comum que surjam as “lâminas d’água” nas vias, nome dado ao fator causador da aquaplanagem. Desta forma, veículos circulando em alta velocidade – acima de 80 km/h – podem perder o contato com o solo, deslizando sobre este lençol d’água. Assim, sem o contato do pneu com o solo, o condutor perde o controle do veículo. O mesmo fenômeno pode ocorrer também em vias com lama.

Portanto, como evitar a aquaplanagem? Como já citamos, a manutenção do veículo é fundamental, em especial a preservação das rodas e pneus. Os sulcos dos pneus permitem a aderência no solo, e pneus carecas aumentarão as chances de ocorrer a aquaplanagem. Outro ponto a estar atento é a velocidade: mesmo que você esteja trafegando em uma via com máxima de 120 km/h, por exemplo, é recomendável reduzir a velocidade quando houver chuva ou se a pista estiver molhada.

Mas se, mesmo com as precauções necessárias, seu veículo aquaplanar, o que fazer?

Como proceder em caso de aquaplanagem

Se o seu veículo aquaplanar enquanto estiver dirigindo, sua conduta pode prevenir ou provocar um acidente. Por isso, acompanhe as dicas de como agir e manter-se seguro.

O primeiro ponto importante é manter a calma. O desespero da perda do controle pode leva-lo a movimentos bruscos que podem ser fatais na aquaplanagem. Por isso, respire fundo. Em seguida, evite frear ou torcer a direção do veículo. Segure o volante ou guidão de modo a manter o veículo estabilizado. Assim, sem frear, o veículo começará a perder velocidade, o que possibilitará novamente o contato do veículo com o solo.

Caso o fenômeno ocorra em uma motocicleta, a conduta deve ser diferente. Em primeiro lugar, garanta que os pneus estejam calibrados para prevenir o problema. Mas, ainda assim, caso ele ocorra, garanta estar equilibrado sobre as duas rodas e freie gradativamente.

O que é derrapagem e como proceder

Semelhante à aquaplanagem, na derrapagem os pneus deslizam sobre a via. Isto pode ocorrer por presença de óleo na pista, umidade provocada por neblina ou condições dos pneus. As chances de o problema ocorrer aumentam em caso de freadas bruscas.

As formas de prevenção também são a manutenção dos pneus e rodas, além da redução da velocidade em vias que apresentem condições adversas. Contudo, se a derrapagem ocorrer, evite freada brusca e torção descontrolada do volante ou guidão.

É comum que derrapagens ocorram em curvas, e o controle dependerá da tração das rodas. Caso a tração seja nas rodas dianteiras, o veículo tenderá a ir para frente, ao invés de fazer a curva. Neste caso, vire o volante ou guidão de forma controlada para dentro da curva, sem acelerar ou frear. Apenas volte a acelerar quando garantir que recuperou o controle do veículo.

Caso a tração seja das rodas traseiras, o movimento do guidão ou volante deve ser para fora da curva. Já para a derrapagem das quatro rodas, ative a embreagem para tentar retomar o controle do veículo.

No caso de motocicletas, o ideal é tentar ao máximo manter a moto equilibrada, sem cambalear para os lados, e frear gradativamente, segurando o guidão na direção desejada.

Previna-se de acidentes

Mesmo que você nunca tenha passado pela situação de aquaplanagem ou derrapagem, é sempre importante conhecer qual conduta tomar. Assim, caso passe pela situação, saberá como agir de forma a manter-se seguro e prevenir acidentes.

O primeiro passo fundamental é sempre manter a manutenção do veículo em dia. Lembre-se de garantir que o veículo esteja alinhado balanceado, que os pneus estejam calibrados e que não estejam carecas. O segundo passo é respeitar a velocidade e, quando as condições climáticas estiverem inadequadas, como chuva e neblina, diminuir a velocidade.

Se ainda assim, passar por uma situação de aquaplanagem ou derrapagem, lembre-se de primeiramente manter a calma para poder ter clareza da conduta mais segura, e assim reaver o controle do veículo.