Você sabe o que é recall de veículos? Ele é extremamente importante para a segurança, mas infelizmente nem todos dão a devida atenção. De acordo com o Procon-SP, em 2018 mais de 2 milhões de veículos foram chamados para o recall, mas apenas 15% do total passaram pela manutenção. Para entender mais sobre o que é recall e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo.

O que recall?

Recall é um termo em inglês usado no Brasil e que também pode ser chamado de aviso de risco. Ele se refere aos chamados do fabricante para consertos e substituição de peças do veículo. De acordo com definição do site do Procon-SP, recall é “o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados em mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo”.

É crucial que o proprietário atenda ao chamado com urgência, dados os riscos de acidentes que a falta do reparo pode causar. Infelizmente, são muitos os recalls necessários.

Ele existe no país desde 1988 e é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, como explicarei melhor a seguir.

O que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

O CDC prevê em seu art. 10, § 1º que, caso o fabricante identifique alguma falha que cause periculosidade no produto após a venda, que comunique imediatamente as autoridades competentes e os consumidores através da mídia, como jornais, rádio e TV.

O recall é de responsabilidade do fabricante, e o serviço deve ser realizado de forma imediata em oficinas autorizadas e sem nenhum custo ao consumidor.

Para esclarecer dúvidas comuns dos consumidores, listamos a seguir as perguntas mais comuns.

Como saber se meu veículo foi chamado para o recall?

Como prevê o CDC, o fabricante deve usar-se dos meios de comunicação para divulgar amplamente o recall. Uma novidade é que desde 2017 o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permite que fabricantes acessem o contato atualizado do proprietário junto ao Detran de seu estado. Até agosto de 2018, entretanto, segundo notícia do G1, apenas 3 montadoras haviam feito parceria com o Detran-SP: Honda, Renault e FCA (responsável pela Fiat e Jeep).

Mesmo que a montadora não tenha parceria com o Detran de seu estado, uma alternativa é o uso de aplicativo para saber sobre recall de seu veículo. O Papa Recall é um app gratuito lançado em fevereiro de 2019 e está disponível para iOS e Android. Nele, o usuário cadastra o automóvel e é avisado em caso de recall. A ferramenta permite ainda que o motorista receba todas as informações sobre o recall, como os motivos da chamada e riscos em circular com o automóvel sem o reparo.

Outra forma de saber da necessidade de recall em seu veículo é acessando o site da montadora e preenchendo o número do chassi de seu automóvel. Veja alguns dos modelos de veículos que foram chamados para recall em 2019 até o momento:

  • Volkswagen Polo e Virtus ano/modelo 2018/2019

Possível falha no revestimento das colunas centrais, impedindo o funcionamento dos airbags laterais.

  • Chevrolet Cobalt, Onix, Spin e Prisma modelos 2017 a 2019

Substituição de caixa de fusíveis por risco de incêndio.

  • Ford Ranger modelos 2012 a 2019

Risco de incêndio na travessa de transmissão.

  • Audi A4, A4 Avant, A5 Cabriolet, A5 Cupê e A5 Sportback

Superaquecimento do motor, com risco de incêndio.

O que é recall branco?

Recall branco é a prática preventiva da montadora de realizar um recall voluntário. Desta forma, o fabricante se antecipa a algum acidente e previne a imagem da marca, sem ser obrigado a ir à mídia comunicando a falha e prejudicando sua credibilidade.

Existe validade para o recall?

Não. Na verdade, o proprietário pode procurar uma oficina autorizada em qualquer momento, mesmo que tome conhecimento do aviso de risco muito tempo depois do comunicado da montadora. Por isso, ao adquirir um seminovo, por exemplo, é interessante se informar se o modelo foi chamado para o recall.

O meu carro vai ficar muito tempo parado para o conserto?

Um dos motivos que pode levar o motorista a ignorar o chamado para recall é o fato de necessitar do veículo diariamente e não poder parar para fazer o reparo. Porém, é dever da montadora corrija imediatamente a falha. Não é aceitável, então, a alegação de falta de peças, por exemplo. Caso isto ocorra com você, procure o Procon e exerça seus direitos.

Quais montadoras fazem mais recall?

O G1 fez um levantamento dos dez maiores recalls do Brasil. Dos casos listados, os modelos são da Honda, Chevrolet, Toyota e Volkwagen.

O caso trágico do maior recall do mundo ocorreu devido aos airbags fabricados pela empresa Takata, a maior fornecedora deste item para diferentes montadoras. A falha provocava estilhaços de metal quando o airbag era ativado, o que provocou 29 acidentes, sendo 12 no Brasil. Por conta destes problemas, a Takata decretou falência em 2017.

Fique atento ao recall

Se você antes não dava muita atenção aos recalls, fique atento. As falhas identificadas podem custar sua segurança e de seus passageiros. Pesquise se o seu veículo necessita de recall e, em caso afirmativo, procure o quanto antes uma oficina especializada.

Quero lembrar a você que, além de notícias relevantes sobre seu veículo e leis de trânsito, Nós do Doutor Multas somos também especialistas em recursos administrativos de multas de trânsito. Caso deseje nossa ajuda, entre em contato: doutormultas@doutormultas.com.br ou 0800 6021 543.

Gostou deste conteúdo? Então o compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas como estas. Para dúvidas e sugestões, comente abaixo.