Mecânica é um dos assuntos estudados no Curso de Formação de Condutores (CFC), necessário para quem quer ser habilitado a dirigir.
Contudo, nem todo mundo se sente apto a identificar problemas no veículo no dia a dia. Seu mau funcionamento pode ter múltiplas causas, algumas delas de ordem elétrica.
Quer saber quais são os problemas elétricos mais comuns em um veículo e prevenir-se?
Acompanhe a leitura deste artigo. Aqui, você descobrirá também como proceder em caso de pane elétrica enquanto está com o veículo em movimento. Confira!
Problemas elétricos no automóvel
A maior parte dos veículos depende da eletricidade para seu funcionamento. Ainda assim, eles estão sujeitos a falhas elétricas.
Em modelos elétricos ou eletrônicos, as chances de ocorrência desse tipo de problema são ainda maiores.
As panes elétricas podem acontecer por diversos fatores. Dentre eles:
- o uso intenso do veículo em engarrafamentos;
- a falta de manutenção da bateria ou do alternador;
- a instalação de acessórios de marca diversa do fabricante do veículo, como travas elétricas, sensor de ré ou alarmes automotivos.
Entenda a seguir em quais partes de seu automóvel podem ocorrer as falhas elétricas mais comuns:
- Bateria
Uma bateria é a fonte de energia do automóvel. Por isso, sem força para carregar, ela é incapaz de fazer o motor funcionar.
Você já deve saber que, caso se esqueça de desligar as luzes do veículo quando o motor estiver desligado, a bateria pode descarregar.
Nesse caso, a recarga da bateria pode ser feita por meio de alicates de conexão à bateria de outro veículo.
Contudo, se sua bateria tiver longo tempo de utilização, seus reagentes químicos podem ter se esgotado, demandando a troca por uma nova peça.
Quando há algum problema no carregamento da energia da bateria, a luz com o desenho da bateria se acende no painel.
Mas saiba que o ícone pode ser aceso por outros problemas que podem ser os que estão impedindo o carregamento da bateria, como é o caso do alternador.
- Alternador
O alternador tem a função de transformar a energia mecânica do veículo em energia elétrica, carregando a bateria.
Os sinais de problema desse item são semelhantes aos dos problemas com a bateria, mas ocorrem com o veículo em movimento.
Um profissional de confiança poderá identificar para você se a peça precisa ser substituída ou se pode ser reparada.
- Correia do alternador
A dificuldade de carregamento da bateria pode também estar associada a problema na correia do alternador.
Alguns outros sinais são falhas na direção hidráulica e no ar-condicionado. Com o tempo de uso, a correia pode se romper devido ao ressecamento, causando falha elétrica.
- Sistema de ignição
Falhas em geral no sistema de ignição podem causar pane elétrica. O problema pode ser originado pelo magneto, fio da bobina ou chave de ignição.
- Velas
As velas são as responsáveis pelo início da combustão. Alguns sinais de problemas são dificuldade na aceleração e aumento de consumo de combustível.
Um problema nas velas pode ser sinalizado também com a luz da injeção eletrônica.
As velas possuem tempo limitado de vida útil, e sua troca é recomendada pelo fabricante, conforme orientação no manual do veículo.
- Cabos
Os cabos das velas também têm papel importante no funcionamento elétrico do veículo e podem ser a origem de panes elétricas.
Um cabo solto pode refletir em uma falha, mas essa peça também precisa ser substituída de tempos em tempos. Em geral, sua vida útil é de 30 a 40 mil quilômetros rodados.
- Fusíveis
Às vezes, o problema elétrico é causado simplesmente por um fusível queimado, o que pode ser rapidamente resolvido.
Pode ser também que haja apenas algum fio solto, impedindo o funcionamento do fusível.
- Injeção eletrônica
A luz da injeção eletrônica pode ser acesa por problemas nas velas ou cabos, já mencionados anteriormente, mas também pode sinalizar problemas na sonda lambda ou no sistema de rotação.
Como você viu, podem ser diversas as fontes de falhas elétricas em seu veículo. Para solucioná-la, procure um mecânico de confiança.
Pane elétrica com o veículo na estrada: como proceder?
Uma pane elétrica pode ser sinalizada com o veículo estacionado ou em movimento. A maior preocupação, é claro, é o caso de veículo em trânsito na via.
Você sabe como proceder de forma segura?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 46, prevê a sinalização imediata em caso de imobilização temporária de um veículo em situação de emergência, segundo orientações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
O CONTRAN, por sua vez, trata do assunto na Resolução 36 de 1998. Em caso de pane na via, o motorista deve ligar o pisca-alerta e parar o veículo no acostamento.
Em seguida, deve posicionar o triângulo de sinalização a, pelo menos, 30 metros do veículo (art. 1º).
Além disso, é importante que o veículo esteja longe de curvas, que impedem a visibilidade dos demais veículos que se aproximam.
A falta de sinalização adequada é infração de trânsito de natureza gravíssima, como versa o art. 246 do CTB.
Devido ao risco de causar novos acidentes, a falta de sinalização adequada implica em acúmulo de 7 pontos na CNH e multa que pode variar de R$ 293,47 até R$ 1467,35, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco causado à segurança.