Quem viaja com frequência sabe que, para se deslocar de uma região a outra, é preciso desembolsar uma boa quantia de dinheiro, para pagar todos os pedágios que “surgem” durante o trajeto.
Afinal, como você sabe, só segue viagem quem paga a tarifa cobrada – que, diga-se de passagem, não é tão barata.
Principalmente por esse motivo, o desconto em pedágio tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos meses.
No final de julho, com a publicação do edital para a concessão de 1.273 quilômetros de rodovias no estado de São Paulo, veio também uma novidade: a previsão de desconto progressivo na tarifa do pedágio.
Ainda não sabe bem como isso vai funcionar? Não se preocupe. Após a leitura deste artigo, você entenderá do que se trata, e em quais casos essa vantagem se aplica.
Acompanhe até o final. Boa leitura!
Desconto em pedágio: o benefício é para todos os motoristas?
A primeira concessão rodoviária do governo João Doria, do Lote Piracicaba – Panorama, e a maior já realizada no Brasil, não prevê apenas a modernização e ampliação das rodovias do extremo oeste do estado, mas, também, a redução do custo do pedágio para motoristas que trafegam regularmente pelo trecho.
Infelizmente, portanto, nem todos os motoristas que passarem pelos pedágios localizados entre as cidades de Piracicaba e Panorama serão contemplados pela nova possibilidade.
Seria bom demais para ser verdade que todos os condutores tivessem o valor da tarifa reduzido, não é mesmo? Conforme a previsão, terão direito a pagar menos nas praças de pedágios os motoristas que trafegam com frequência pelo mesmo trecho.
A boa notícia é que, segundo o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, a medida poderá reduzir em mais de 90% a tarifa do pedágio para os motoristas que utilizam as rodovias estaduais paulistas frequentemente.
O vice-governador afirma, ainda, que a determinação de “baratear os pedágios” foi dada pelo governador João Doria, e que se trata de uma inovação que promete facilitar o deslocamento de pessoas que trabalham em Piracicaba, mas moram em uma das cidades vizinhas.
Garcia disse, inclusive, que a ideia é investir mais em infraestrutura, mas garantindo uma cobrança menor para quem utiliza as rodovias diariamente. Isso, na prática, significa que, quanto mais o motorista utilizar a rodovia, menos ele pagará ao passar pelo pedágio.
Essa é uma forma de não prejudicar as pessoas que trabalham ou estudam em outras cidades e, por conta disso, embora a distância entre os municípios não seja longa, são obrigadas a fazer o mesmo trajeto e pagar tarifas de pedágio diariamente.
Interessante, não é? Agora chegou a hora de você entender como essa medida funcionará. Veja a seguir.
Desconto em pedágio: como funcionará?
O desconto em pedágio, ou DUF (Desconto de Usuário Frequente), é, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), uma regra que permitirá que usuários da rodovia paguem menos conforme a frequência de passagem pelo pedágio.
O desconto, portanto, se dará de maneira progressiva. Assim, a cada viagem, dentro de um mês, em até 30 passagens pela praça de pedágio, os valores vão sendo diminuídos progressivamente. Após 30 dias, o sistema será zerado e começará a ser contado novamente.
Contudo, nem todos os veículos foram contemplados pelo desconto: a redução nos valores será concedida a veículos de passeio ou de carga.
E, logicamente, a redução do valor só será percebida pelo condutor a partir da segunda passagem na mesma praça de pedágio.
Além disso, o desconto será ainda mais significativo para os motoristas que utilizam o sistema de cobrança eletrônica, em que a tarifa é descontada automaticamente, por meio de uma etiqueta eletrônica de identificação (tag), fixada no veículo, o que faz com que a cancela se abra, sem que seja preciso parar no guichê.
Conforme o edital, qualquer veículo com tag instalada terá direito a pagar 5% a menos do valor do pedágio.
Para você ter uma ideia, conforme o vice-governador, um usuário que faz 30 viagens por mês e efetua os pagamentos de pedágios em dinheiro, gasta, em média, quase R$ 300,00.
Com o desconto progressivo, utilizando um sistema de cobrança eletrônica (como o Sem Parar, por exemplo), que lhe garantirá mais 5% de redução, o total gasto mensalmente ficará um pouco acima de R$ 100,00.
Ou seja, o condutor, ao final do mês, perceberá uma economia de 65%.
Conclusão
Segundo o edital de concessão, a nova concessionária responsável pelo corredor rodoviário, que cruza 62 municípios do interior de São Paulo, deverá iniciar suas operações em março de 2020. Portanto, se você é um dos motoristas que costuma trafegar pelo trecho Piracicaba – Panorama, e ainda não é adepto do sistema de cobrança automática, talvez seja uma boa ideia começar a considerar a possibilidade.
O edital promete uma inovação nos quesitos econômico, tecnológico e de segurança viária.
E, como você pôde perceber, a inovação tarifária da nova concessão (tarifa 23% menor que a praticada atualmente) se destaca não apenas por ser um modelo inédito no País, mas principalmente por beneficiar os motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias contempladas.
Espero que a leitura deste conteúdo o tenha ajudado a entender melhor o assunto, que, apesar de ser recente, tem chamado bastante a atenção.