Quando se vê um carro em um comercial, em uma vitrine de loja ou mesmo na rua, é impossível não reparar em seu design. Belos e chamativos, não são poucas as pessoas que acabam se apaixonando por essas máquinas. Muitas vezes, na hora da compra, a aparência chega até a ser considerada uma prioridade em relação à eficiência do veículo ou às suas funcionalidades.
Mas você sabia que o design de um carro tem mais serventia do que simplesmente embelezar? Durante o projeto de um veículo, não é levado em conta apenas a estética, mas fatores como economia de combustível, conforto e praticidade.
Neste artigo, nós vamos mostrar o que os designers acham importante quando desenham um veículo. Você também vai descobrir quais foram as várias mudanças na aparência do automóvel desde que ele foi inventado e qual foi a influência das novas tecnologias nessa evolução.
O papel do design
O marketing é uma das funções mais importantes do design de um veículo, afinal, nem o carro mais bonito e inovador vai servir ao fabricante se não for comprado. O principal objetivo do designer é criar um veículo que agrade aos consumidores, tanto visualmente como fisicamente, sem comprometer a parte técnica ou o desempenho.
Em relação à questão visual, é necessário criar um produto esteticamente atraente, que reflita os gostos de seus compradores. Da curva do capô à cor do estofamento, é extremamente importante que o cliente goste do que vê. Diversas pesquisas são realizadas, antes mesmo do projeto ser iniciado, para que a empresa tenha sempre em mente as preferências dos compradores.
Fisicamente, há a necessidade de se ter um veículo confortável e prático. Muitos motoristas passam horas, rotineiramente, dentro de seus carros, e é preciso que se sintam bem lá. Questões como o material dos assentos, o formato dos comandos e a disposição dos visores contribuem fortemente para isso, deixando mais agradável o ato de dirigir.
Os projetos do designer de veículos sempre são acompanhados por engenheiros, que devem avisar sobre impossibilidades técnicas e elementos de segurança. Pode ser, por exemplo, que um certo formato faça com que alguma parte do carro se torne menos resistente ou, talvez, menos aerodinâmica, o que geraria um maior consumo de combustível. Os desenhos são, então, modificados, até que as equipes de engenharia e design cheguem a um acordo.
Evolução no design automotivo
Desde que foi criado, o automóvel teve diversas formas. Acompanhe, a seguir, como o design dessa máquina tão importante evoluiu ao longo dos anos.
● 1886
É considerado o ano de nascimento do automóvel como bem comercial. Pouco depois de ter sido criado o motor a combustão interna, o inventor alemão Karl Benz trouxe o Benz Patent-Motorwagen. À época, o automóvel alcançava até 16 km/h e não era muito mais do que uma carruagem motorizada (a palavra “motorwagen” significa, literalmente, “carroça com motor”).
● Década de 1910
Nessa época, os automóveis ainda tinham o aspecto de carruagem, mas já havia um certo formato de cabine. O motor foi colocado na frente do veículo e o volante e os pedais já eram mais parecidos com os atuais, diferentemente dos estranhos controles do Motorwagen.
● Década de 1920
Durante os anos vinte — ou era vintage —, houve uma expansão rápida da pavimentação de vias nos EUA. Isso tornou possível que os carros ficassem mais baixos e elegantes, com o predomínio de modelos em formato de caixa e motor dianteiro. Um exemplo dessa época é o Lancia Lambda.
● Década de 1930
Os chassis se tornaram mais leves, baratos e fáceis de produzir. Isso permitiu que fosse possível integrar certos elementos ao corpo do veículo, como faróis, estribos e para-lamas. Os carros desse período, como o Cadillac Sixty Special, já eram bem parecidos com os que vemos hoje.
● Final da década de 1940 e de 1950
A Segunda Guerra Mundial impediu o pleno desenvolvimento dos carros comerciais, mas a tecnologia desenvolvida aumentou ainda mais a integração entre os elementos do veículo. Carros dessa época, como o Kaiser Vanguard, adquirem uma silhueta bem mais curva, em contraste com as formas de caixa de anos anteriores.
● Década de 1960
Muitas empresas japonesas e europeias começaram a adotar um estilo de carro mais compacto, como o Toyota Corolla. No final da década, surgiam, nos EUA, modelos como Camaro e Mustang, com cabines baixas e que voltavam às formas retas. A pintura metálica também se tornou bastante popular nesse período.
● Década de 1970
A década de 70 foi tomada praticamente por carros “quadrados” nos EUA, grandes ou compactos. Um bom exemplo é o Chrysler LeBaron. Na Europa, pelo fato de os preços da gasolina estarem bem mais altos do que nos Estados Unidos, houve uma volta aos formatos mais arredondados. Temos, nessa época, o Audi 100 Coupé S.
● Década de 1980
Os carros europeus continuaram no formato arredondado e, por serem considerados itens de luxo pelos americanos, o estilo começou a ser copiado. Temos, nessa época, carros como o Ford Taurus.
Atualmente
A partir dos anos 90, o design dos carros ficou cada vez mais fluido. Novas tecnologias tornaram possível produzir chapas de metal mais arredondadas e o aspecto retilíneo é praticamente abandonado, em favor das linhas elegantes dos 50.
Com a capacidade de produção aumentando e a tecnologia superando mais limites a cada dia, hoje temos carros de praticamente todas as formas e tamanhos. A maioria das marcas adota modelos com design curvilíneo, mas há também algumas com um pouco do design quadrado dos anos 70, como a Range Rover.
Boa parte dos esforços agora é com a economia de combustível e eficiência. Isso se reflete na busca por novos materiais, fontes de energia renovável e sistemas inteligentes incorporados ao veículo. O que vem por aí? Só o futuro dirá.
Já conhecia esse lado tão interessante do design automotivo? Comente o que achou do artigo! Se gostou, compartilhe e dê uma olhada em nossos outros posts!