Quando se vê um carro em um comercial, em uma vitrine de loja ou mesmo na rua, é impossível não reparar em seu design. Belos e chamativos, não são poucas as pessoas que acabam se apaixonando por essas máquinas. Muitas vezes, na hora da compra, a aparência chega até a ser considerada uma prioridade em relação à eficiência do veículo ou às suas funcionalidades.

 

Mas você sabia que o design de um carro tem mais serventia do que simplesmente embelezar? Durante o projeto de um veículo, não é levado em conta apenas a estética, mas fatores como economia de combustível, conforto e praticidade.

 

Neste artigo, nós vamos mostrar o que os designers acham importante quando desenham um veículo. Você também vai descobrir quais foram as várias mudanças na aparência do automóvel desde que ele foi inventado e qual foi a influência das novas tecnologias nessa evolução.

O papel do design

 

O marketing é uma das funções mais importantes do design de um veículo, afinal, nem o carro mais bonito e inovador vai servir ao fabricante se não for comprado. O principal objetivo do designer é criar um veículo que agrade aos consumidores, tanto visualmente como fisicamente, sem comprometer a parte técnica ou o desempenho.

 

Em relação à questão visual, é necessário criar um produto esteticamente atraente, que reflita os gostos de seus compradores. Da curva do capô à cor do estofamento, é extremamente importante que o cliente goste do que vê. Diversas pesquisas são realizadas, antes mesmo do projeto ser iniciado, para que a empresa tenha sempre em mente as preferências dos compradores.

 

Fisicamente, há a necessidade de se ter um veículo confortável e prático. Muitos motoristas passam horas, rotineiramente, dentro de seus carros, e é preciso que se sintam bem lá. Questões como o material dos assentos, o formato dos comandos e a disposição dos visores contribuem fortemente para isso, deixando mais agradável o ato de dirigir.

 

Os projetos do designer de veículos sempre são acompanhados por engenheiros, que devem avisar sobre impossibilidades técnicas e elementos de segurança. Pode ser, por exemplo, que um certo formato faça com que alguma parte do carro se torne menos resistente ou, talvez, menos aerodinâmica, o que geraria um maior consumo de combustível. Os desenhos são, então, modificados, até que as equipes de engenharia e design cheguem a um acordo.

 

Evolução no design automotivo

 

Desde que foi criado, o automóvel teve diversas formas. Acompanhe, a seguir, como o design dessa máquina tão importante evoluiu ao longo dos anos.

●        1886

É considerado o ano de nascimento do automóvel como bem comercial. Pouco depois de ter sido criado o motor a combustão interna, o inventor alemão Karl Benz trouxe o Benz Patent-Motorwagen. À época, o automóvel alcançava até 16 km/h e não era muito mais do que uma carruagem motorizada (a palavra “motorwagen” significa, literalmente, “carroça com motor”).

●        Década de 1910

Nessa época, os automóveis ainda tinham o aspecto de carruagem, mas já havia um certo formato de cabine. O motor foi colocado na frente do veículo e o volante e os pedais já eram mais parecidos com os atuais, diferentemente dos estranhos controles do Motorwagen.

●        Década de 1920

Durante os anos vinte — ou era vintage —, houve uma expansão rápida da pavimentação de vias nos EUA. Isso tornou possível que os carros ficassem mais baixos e elegantes, com o predomínio de modelos em formato de caixa e motor dianteiro. Um exemplo dessa época é o Lancia Lambda.

●        Década de 1930

Os chassis se tornaram mais leves, baratos e fáceis de produzir. Isso permitiu que fosse possível integrar certos elementos ao corpo do veículo, como faróis, estribos e para-lamas. Os carros desse período, como o Cadillac Sixty Special, já eram bem parecidos com os que vemos hoje.

●        Final da década de 1940 e de 1950

A Segunda Guerra Mundial impediu o pleno desenvolvimento dos carros comerciais, mas a tecnologia desenvolvida aumentou ainda mais a integração entre os elementos do veículo. Carros dessa época, como o Kaiser Vanguard, adquirem uma silhueta bem mais curva, em contraste com as formas de caixa de anos anteriores.

●        Década de 1960

Muitas empresas japonesas e europeias começaram a adotar um estilo de carro mais compacto, como o Toyota Corolla. No final da década, surgiam, nos EUA, modelos como Camaro e Mustang, com cabines baixas e que voltavam às formas retas. A pintura metálica também se tornou bastante popular nesse período.

●        Década de 1970             

A década de 70 foi tomada praticamente por carros “quadrados” nos EUA, grandes ou compactos. Um bom exemplo é o Chrysler LeBaron. Na Europa, pelo fato de os preços da gasolina estarem bem mais altos do que nos Estados Unidos, houve uma volta aos formatos mais arredondados. Temos, nessa época, o Audi 100 Coupé S.

 

●        Década de 1980

Os carros europeus continuaram no formato arredondado e, por serem considerados itens de luxo pelos americanos, o estilo começou a ser copiado. Temos, nessa época, carros como o Ford Taurus.

Atualmente

 

A partir dos anos 90, o design dos carros ficou cada vez mais fluido. Novas tecnologias tornaram possível produzir chapas de metal mais arredondadas e o aspecto retilíneo é praticamente abandonado, em favor das linhas elegantes dos 50.

 

Com a capacidade de produção aumentando e a tecnologia superando mais limites a cada dia, hoje temos carros de praticamente todas as formas e tamanhos. A maioria das marcas adota modelos com design curvilíneo, mas há também algumas com um pouco do design quadrado dos anos 70, como a Range Rover.

 

Boa parte dos esforços agora é com a economia de combustível e eficiência. Isso se reflete na busca por novos materiais, fontes de energia renovável e sistemas inteligentes incorporados ao veículo. O que vem por aí? Só o futuro dirá.

 

Já conhecia esse lado tão interessante do design automotivo? Comente o que achou do artigo! Se gostou, compartilhe e dê uma olhada em nossos outros posts!