A pandemia afetou diretamente a economia brasileira e um dos impactos dos últimos períodos é o crescimento do setor de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising já corresponde a 2,7% do PIB nacional.
Em 2021, segundo informam a ABF e o SEBRAE, o crescimento foi significativo: 48,3% no segundo trimestre do ano e em relação ao mesmo período de 2020. Já a busca feita por jovens que querem montar franquias passou de 10,2% em março de 2020 para mais de 21% em maio do ano passado.
A alta procura por esse tipo de empreendimento está associada a alguns dados de 2020, primeiro ano da pandemia. Naquele período, o índice de fechamento de franquias foi três vezes menor que o de microempresas e duas vezes menor que empresas de pequeno porte, conforme dados da ABF e SEBRAE.
Franquias se tornam oportunidades de empreender
O crescimento do setor de franchising é um atrativo. Entre julho e setembro de 2021, o faturamento das franquias ultrapassou 47 bilhões de reais, segundo a ABF. No entanto, há, ainda, outras razões pela alta procura desse tipo de investimento.
Começar um empreendimento do zero traz desafios muito específicos, que demandam processos bem-estruturados, pesquisa de mercado e valores para investir. É, na prática, montar uma marca nova, que precisará de tempo e recursos para se consolidar no mercado e entre os concorrentes.
As franquias, por sua vez, são negócios que já têm uma trajetória no mercado e, por isso mesmo, vêm se tornando a escolha principal de jovens empreendedores. A marca já está, muitas vezes, consolidada, e o franqueado tem um suporte estratégico para gerenciar o seu negócio.
A diversidade é outro fator de atração para novos empreendedores: há franquias baratas e lucrativas em diversos setores, como moda, alimentação, fitness, veículos, petshops e tantas outras.
Processo menos burocrático é diferencial das franquias
O conceito de franchising é relativamente simples: nas franquias, uma empresa (a franqueadora) concede uma licença a um grupo ou indivíduo para o uso da sua marca. Esse uso está relacionado à comercialização de produtos ou à prestação de serviços em uma área específica e seguindo as diretrizes da franqueadora.
O investimento fica por conta do franqueado: é ele quem arca com as despesas e o valor investido. Como retorno, recebe orientações da franqueadora, ligadas à sua estratégia de vendas, e inicia o seu negócio já com uma marca reconhecida no mercado local ou nacional.
O processo para concretizar a abertura de uma franquia pode variar de acordo com a franqueadora. De maneira geral, o que se faz é a assinatura de um contrato, com cláusulas que estabelecem direitos e deveres, tanto do franqueado quanto da empresa franqueadora.
No contrato, também são estipulados valores, alguns requisitos para utilizar a marca (estabelecidos pela franqueadora e variáveis) e outras cláusulas mais específicas, como o que fazer em caso de finalização antecipada do contrato.
De maneira geral, o processo é menos burocrático do que outras maneiras de empreender, o que também se torna um atrativo.
Franquias para investir em 2022
Para aqueles que querem começar a empreender – e a fazer isso através de uma franquia – existem opções com investimentos iniciais bem diversos, desde 25 mil reais, por exemplo, a outros maiores, de marcas mais conhecidas, como as redes de fast-foods.
Uma aposta que vem ganhando espaço entre franquias é a de consultorias e serviços online. O Doutor Multas Container, por exemplo, é uma franquia de consultoria e recurso de multas de trânsito. O valor do investimento é de 25 mil reais, igual ao valor do faturamento médio mensal esperado.
Antes de escolher a franqueadora, é importante realizar uma pesquisa de mercado, considerando as demandas do negócio local e os valores necessários para investir. No entanto, a alta do setor de franquia nos últimos dois anos faz com que especialistas e instituições ligadas ao setor, como a ABF, tenham boas expectativas para 2022.