São muitas as preocupações de um proprietário de veículo, não é? Prestar atenção para as datas dos pagamentos dos impostos, cuidar para que a documentação esteja sempre em dia, fazer revisões periódicas para garantir o bom funcionamento e, finalmente, realizar a limpeza do automóvel.

Quando falamos sobre a limpeza do veículo especificamente, grande parte dos proprietários pensa, automaticamente, no exterior do veículo. Afinal, quem não gosta de um carro encerado, brilhante e limpo?

No entanto, a limpeza no interior do veículo não deve ser subestimada, já que é parte indispensável para a conservação e também para o bem-estar do condutor e seus passageiros.

Etapa importante dessa limpeza interna é a higienização. Você sabe o que é e como funciona a higienização automotiva? Como identificar se o seu carro precisa de uma? Siga a leitura e se informe!

O que é a higienização automotiva?

Higienização automotiva é um processo de limpeza bem detalhista, que remove sujeiras quase imperceptíveis, bem como fungos, ácaros e bactérias que possam existir nos bancos, estofamentos ou outras partes internas do automóvel. Também são eliminadas manchas externas e entre as forrações.

Na higienização, costuma-se retirar os componentes internos do veículo (como os bancos e carpetes), para que a limpeza seja realmente completa. Vale lembrar que também são limpos os filtros de ar-condicionado e forros internos de porta-luvas ou outros compartimentos.

A higienização é, portanto, uma limpeza completa. Uma dúvida muito comum dos proprietários é se essa higienização pode danificar algum componente do veículo, mas desde que seja feita por profissionais qualificados, a limpeza não traz nenhum dano, pelo contrário, é totalmente benéfica e necessária.

Isso acontece porque o processo de higienização praticamente não usa água. Para realizar a limpeza interna do automóvel, são aplicados produtos químicos que atuam na eliminação de manchas, resíduos grossos e finos, odores, ácaros, bactérias e demais tipos de sujeira.

Higienização e lavagem automotiva é a mesma coisa?

Não. A lavagem automotiva comum, ao contrário do que acontece na higienização, é feita com água e é muito mais superficial. Geralmente, não ocorre a retirada de bancos e carpetes, que são limpos apenas externamente.

Ainda assim, em casos em há MUITA sujeira (como, por exemplo, se o veículo passou por uma enchente), a lavagem comum antecede a higienização. Ou seja, as manchas e sujeiras mais “grossas” são removidas com água e o restante da limpeza é feita quimicamente.

Quando meu carro precisa de uma higienização?

A higienização automotiva completa deve ser feita, pelo menos, de seis em seis meses. Desse modo, o interior do veículo tende a se manter conservado por muito mais tempo, além de criar um ambiente mais limpo para o condutor e passageiros.

Aqueles que utilizam o carro para transportar passageiros devem ter um cuidado ainda maior, afinal, o grande número de pessoas e as muitas horas de circulação por dia fazem com que os cuidados com a limpeza sejam maiores do que para carros de passeio, utilizados sempre pela mesma pessoa ou família.

E se eu limpar o meu carro em casa?

Essa é uma opção que muitos proprietários utilizam. Para alguns, lavar o carro é quase um passatempo. A parte externa é mais fácil de ser limpa, ainda que existam alguns cuidados, como, por exemplo, evitar lavar o exterior do veículo com o motor ainda quente e se atentar para quais produtos utilizar nessa limpeza.

A parte interna demanda ainda mais cuidados. Tanto é assim que, para aplicar produtos químicos que eliminam manchas, sujeiras, bactérias e ácaros, é muito mais indicado recorrer a um profissional especializado nesse tipo de serviço.

Dúvidas? Fale com o Doutor Multas!

Se você quer tirar dúvidas sobre este ou outros assuntos relacionados ao trânsito, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. O nosso telefone é o 0800 6021543 e o nosso e-mail é doutormultas@doutormultas.com.br!