Você sabe o que o exame toxicológico detecta? Em primeiro lugar, saiba que esse teste usa uma amostra biológica (principalmente amostras de cabelo) para detectar a presença ou ausência de uma droga legal ou ilegal. Os exames toxicológicos têm entrado em pauta principalmente devido à Lei do Caminhoneiro.
Por meio desta, motoristas das categorias, C, D e E, com idade inferior aos 70 anos devem realizar o exame toxicológico para renovar a carteira e em datas específicas. Mas, afinal, o que o exame toxicológico detecta?
Descubra mais detalhes sobre esse tipo de teste
Antes de mais nada, saiba que as drogas incluem substâncias legais, como álcool e tabaco, bem como medicamentos de venda livre, medicamentos prescritos e substâncias ilegais. Logo, o exame toxicológico mais usado para motoristas é de análise de cabelos e pelos.
Afinal, ele identifica uma gama de substâncias psicoativas, ou seja, aquelas que comprometem a integridade mental e até mesmo física dos motoristas. A seguir, você aprenderá mais sobre quais são essas substâncias e, sem seguida, quais são os tipos de testes existentes.
Em primeiro lugar, saiba que o seu corpo metaboliza várias drogas em taxas diferentes. Portanto, o prazo para detectar certas drogas em seu organismo pode ser muito específico e variar amplamente de substância para substância. Logo, o exame toxicológico de ampla janela de detecção é o mais aplicado.
Conheça as substâncias que o exame toxicológico detecta
Quando uma droga entra em seu corpo, especificamente no seu trato gastrointestinal, ele absorve essa substância e a distribui para o resto do corpo. Então, o seu fígado e os seus outros órgãos metabolizam a droga. Assim, os processos metabólicos fazem com que a droga se transforme em diferentes produtos químicos, chamados metabólitos. Grande parte deles fica retida na queratina que compõem os nossos pelos e cabelos.
Portanto, o exame toxicológico detecta esses produtos nesse tipo de amostra de forma mais precisa e completa. Afinal, os processos metabólicos acontecem em velocidades diferentes para diferentes drogas. Dessa maneira, cada droga e seus metabólitos têm um período de tempo diferente em que um teste de drogas pode detectá-los.
Além disso, saiba que esse tipo de teste de drogas procura por várias drogas na amostra. Embora esses componentes variem de acordo com o motivo do teste, o painel geral dos exames toxicológicos avalia as pessoas principalmente quanto ao uso de drogas ilícitas. Logo, ele detecta a presença ou ausência das seguintes substâncias:
- Anfetaminas;
- Cocaína;
- Maconha;
- Benzodiazepínicos;
- Fentanil;
- Heroína;
- Hidrocodona;
- Metadona;
- Metanfetamina;
- Morfina;
Além disso, saiba que a nicotina não tem relevância nesse tipo de teste. Desse modo, o condutor que fizer o uso de cigarro eletrônico (vaper) ou convencional não será surpreendido com um resultado indesejado no seu teste.
No caso de pessoas que fazem uso de antidepressivos ou outros componentes que fazem parte de um tratamento médico, não há motivo de preocupação. Afinal, basta apresentar a prescrição médica no dia do exame.
Parecer final
Alguns mitos também colocam em xeque a confiabilidade deste teste toxicológico. Contudo, muitas informações são falsas como o uso de produtos capilares e para a pele pode comprometer os resultados. Além disso, esses testes identificam o consumo de até três meses. Logo, quem fez o uso de alguma substância nesse período poderá enfrentar problemas com o teste positivo para drogas.