Muitas pessoas têm muitas dúvidas na hora de encontrar a melhor maneira para proteger o seu veículo, seja através de um seguro ou da proteção veicular. No Brasil, menos de 25% dos veículos registrados contam com esses serviços e, ainda hoje, não são todos os condutores que entendem claramente as diferenças entre um seguro e uma proteção veicular.

Conhecer as particularidades dos seguros e da proteção veicular é importantíssimo. Afinal, só assim é possível saber o que, de fato, está sendo contratado e o que se pode esperar de cada um desses serviços.

Pensando nisso, neste texto, destacamos as principais diferenças entre seguros e proteção veicular, para que você possa decidir com tranquilidade qual é o melhor caminho para proteger o seu veículo. Confira!

Proteção veicular é o mesmo que um seguro?

Não. Proteção veicular e seguros não são sinônimos e é preciso ter isso bem claro antes de assinar qualquer contrato. Na realidade, as diferenças entre esses dois serviços são bem grandes e estão presentes em vários aspectos.

Os seguros são oferecidos pelas seguradoras ou corretoras. Em cada região do Brasil, há inúmeras opções de seguros e seguradoras e todas elas vêm de empresas privadas. Por outro lado, a proteção veicular é feita por cooperativas que não têm fins lucrativos. Essa diferença é uma das que fazem com que os preços cobrados por cada serviço sejam muito distintos.

Como funciona a proteção veicular?

Como vimos no tópico anterior, a proteção veicular é oferecida por cooperativas. Na prática, a proteção veicular acontece no chamado “sistema de rateio”. O que isso quer dizer? Bem, é simples. Os custos dos sinistros que podem acontecer a um veículo, como roubo, colisão ou furto, são divididos entre todos os sócios, de forma que o ressarcimento acontece de forma direta, sem passar por um longo processo burocrático.

Isso quer dizer que, quando algum associado tenha que utilizar a proteção veicular por um motivo, os outros sócios pagam mais? Não, a mensalidade é a mesma, por isso se chama sistema de rateio. O que se cria é uma espécie de sistema de fundos, de forma que todos os sócios estão protegidos.

A proteção veicular é um serviço legal no Brasil?

Com o grande crescimento da proteção veicular no país, iniciou-se uma discussão sobre a legalidade ou não desse serviço. A proteção é um serviço legal e obedece aos mesmos regimentos das cooperativas de outros nichos.

As seguradoras (ou seja, que oferecem seguros – e não proteção veicular) obedecem à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Já as cooperativas de proteção veicular obedecem à Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Cada cooperativa possui regras internas, definidas por seus dirigentes. No entanto, todas essas regras devem obedecer à Constituição Brasileira, mais especificamente ao que está definido no artigo 5º, inciso XVII.

Quais as vantagens de ter uma proteção veicular?

Ainda que tenhamos cuidado no trânsito, todos podemos passar por alguma situação que demande uma proteção veicular, seja uma colisão ou um roubo, por exemplo. Por isso, essa é a principal vantagem de ter uma proteção veicular: contar com um serviço em situações de sinistro. Acredite: isso faz toda a diferença!

Outra grande vantagem de uma proteção veicular é o baixo custo, especialmente quando comparamos os preços das mensalidades cobradas pelas cooperativas aos valores exorbitantes pedidos pelas seguradoras de veículos. As proteções veiculares são muito mais acessíveis.

Além de tudo isso, é preciso considerar que, enquanto os seguros envolvem um processo burocrático por vezes complicado e longo, a proteção veicular, por estar no sistema de rateio, é muito menos burocrática. Essa diferença é notada desde o momento inicial: a adesão a uma proteção veicular é bastante simples e a cobertura já começa a estar ativa no mesmo dia.

O que cobrem as proteções veiculares?

Antes de fazer a adesão, é preciso consultar os serviços oferecidos por cada cooperativa, a fim de evitar qualquer problema ou frustração no futuro. Geralmente, as proteções veiculares são muito completas e têm coberturas para uma grande variedade de situações.

As coberturas mais comuns oferecidas pelas cooperativas de proteção veicular são:

– Roubo

– Furto

– Colisões

– Incêndios

– Enchentes e/ou alagamentos

– Indenização a terceiros

– Proteção para vidros e retrovisores

– Carro reserva e guincho

Você ainda tem alguma dúvida sobre proteção veicular? Fale conosco e ajudaremos a esclarecer todas as suas inquietudes e dúvidas sobre o tema.