A Carteira Nacional de Habilitação Digital é um dos assuntos de trânsito mais comentados neste começo de ano, não é? Com isso, as especulações e dúvidas sobre o tema também aumentaram bastante.
Se você chegou até aqui, é porque quer saber mais sobre as mudanças na CNH digital, certo?
Mas, afinal, o que é verdade e o que não é em relação à CNH digital? O que fazer para cadastrar a sua CNH digital em 2019?
Neste artigo, vou responder essas e outras perguntas recorrentes sobre a CNH digital. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto agora mesmo!
O que é a CNH Digital e como funciona?
A CNH Digital entrou em vigor em julho do ano passado, a partir da publicação da Resolução nº 727/18 que determinou a todos os DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsito) a implementação desse novo serviço.
A CNH Digital, também chamada de CNH-e, como o nome já diz, é uma versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para plataformas digitais, como smartphones, tablets e celulares.
O que essa versão digital faz é garantir o acesso ao documento de forma prática, facilitando a vida dos motoristas.
A CNH-e tem a mesma validade da CNH tradicional. Ou seja: em uma blitz, você pode apresentar esse documento digital da mesma forma como faria com a CNH impressa, já que a CNH-e nada mais é que a versão eletrônica desse documento.
Como cadastrar a minha CNH-e?
Para cadastrar a sua CNH digital, será necessário passar por quatro passos, dos quais falarei a seguir.
- Providencie a nova CNH, se você ainda não tiver uma.
Para cadastrar a CNH Digital, é preciso que a sua CNH tradicional (a versão impressa) tenha o QR Code no verso, o que já vem acontecendo com CNHs emitidas ou renovadas recentemente.
Se a sua CNH impressa não tem esse QR Code, basta solicitar uma segunda via da CNH em uma unidade do DETRAN.
Para isso, apresente a sua carteira de identidade, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e um comprovante de residência. Além dos originais, leve uma cópia de cada um desses documentos.
- Com a CNH atualizada em mãos, é hora de baixar o aplicativo em seu celular.
Esse aplicativo (app) se chama “Carteira Digital de Trânsito” e está disponível gratuitamente na playstore ou na apple store. Depois de terminada a instalação, faça seu cadastro, seguindo as orientações do próprio app.
- O passo 3 é fazer o registro no site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que é bem simples e rápido.
- Esse passo só é necessário em alguns DETRANs. Aqui, você terá que ir até o DETRAN mais próximo para atualizar o seu cadastro.
Ressalto: a maior parte dos DETRANs NÃO estabelece esse passo. Procure saber como é no seu estado e município!
- O último passo é a validação do seu acesso e criação de uma senha. Tudo isso é feito no próprio aplicativo, que você já baixou no passo 2.
Aqui, o que se faz é escanear o QR Code, que consta no verso da sua CNH. Depois disso, o próprio app dará as orientações sobre o que fazer. Crie uma senha e pronto! Você já tem a sua CNH-e.
Principais dúvidas sobre a CNH-e
– Todos podem cadastrar a CNH digital?
Não. Somente condutores habilitados e que possuem a nova CNH, que vem com o QR Code em seu verso. Os demais condutores precisarão solicitar a segunda via do documento, como você viu neste artigo.
– A CNH-e funciona em todos os celulares?
Também não. Apenas naqueles que possuam sistema operacional Android ou IOS.
– Sou obrigado a fazer a CNH-e?
Não. Ninguém é obrigado a cadastrar a CNH digital. No entanto, se você optar por não usufruir desse serviço, lembre-se de SEMPRE levar a sua CNH tradicional quando dirigir.
Conheça as consequências de dirigir sem a CNH e saiba como recorrer.
– As CNHS tradicionais continuarão valendo?
Sim. Além de continuarem valendo, os documentos continuarão sendo impressos para os novos condutores.
– A CNH-e tem o mesmo valor jurídico que a impressa?
Exatamente! Por isso, você pode apresentar a CNH-e numa blitz, por exemplo. Além disso, ambos os documentos (impressos ou em versão eletrônica) têm a mesma validade.
E aí, você tirou todas as dúvidas sobre a CNH digital? Já sabe como se cadastrar e usar esse novo serviço?
Se ainda ficou com algum questionamento, pode escrever um comentário.
Se você foi multado por dirigir sem a CNH e quer recorrer, entre em contato com o Doutor Multas.
Os dados para contato são:
E-mail: doutormultas@doutormultas.com.br
Telefone: 0800 6021 543
Eu posso ajudá-lo a recorrer!